Malu está com 2 anos e 3 meses e o pediatra pediu que começasse o desfralde. Eu fiquei apavorada porque a criança faz 2 anos e o redor começa a mudar. Os dentistas dizem que tem que tirar chupeta, o pediatra a fralda e a mamadeira.

De uma hora para outra não devemos mais dar a mamadeira no nosso colo, deixar dormir no berço e outras coisas que já estamos 2 anos adaptados. Acredito que pior que a adaptação dos filhos é a da mãe.

Confesso que entrei numa pequena crise quando percebi através dessas “imposições” que a minha filha estava crescendo. Foi duro, ou melhor, está sendo. Decidi por mim e com a ajuda da minha irmã que já tem dois que vou fazer aos poucos.

Tirarei primeiro a fralda, depois a mamadeira e por fim a chupeta. E vou deixar para fazer isso entre 2 e 3 anos apesar da vontade de tanta gente em volta. Assim vai ser melhor para nós duas.

Comecei então o desfralde junto com a parceira da escola. Tive sorte pois no primeiro dia ela já foi para o vaso com o adaptador, depois de 3 dias ela já avisa quando quer fazer xixi, mesmo que já esteja nesse momento fazendo, porém quando corremos para o vaso ela espera sair dele, dá 5 minutos e faz nas calças. É um tanto frustante porque você sabe que vai acontecer, mas em hipótese nenhuma podemos fazer cara de desaprovação ou reclamar, segundo os entendidos.

Na escola me disseram que ela fez xixi no vaso no primeiro dia, no segundo fez todos nas calças. Disseram, e também li sobre o assunto, que é normal que seja dessa forma. Até as crianças mais adiantadas tem deslizes.

Na escola me disseram que a média das crianças para o desfralde é de 3 a 4 semanas. Essa é uma informação e tanto.

Ao mesmo tempo que é tenso ver um filho crescer é gostoso acompanhar sua evolução. Ela fica bem triste quando faz no chão, meio desapontada com ela mesma, mas quando senta no vaso e fica lá um tempo e dissemos parabéns, fica bem orgulhosa.

Nosso momento desfralde está só começando, mas em breve deixo mais relatos e a nossa experiência, que por sinal com certeza será bem diferente de outras.

Esse foi o texto que li http://vilamulher.terra.com.br/como-desfraldar-meninas-9-2990704-65835-pfi-anunes.php

e esse outro é orientado para desfralde de meninos: http://brasil.babycenter.com/toddler/tirar-fralda/meninos/

Boa sorte para todas as mães e pais nessa fase!